quinta-feira, 12 de julho de 2012

DENUNCIAR ABUSO: MARACATU DE NAÇÃO, QUE BARULHO É ESSE?


Compartilhando: Diálogo do facebook que vem copiado abaixo e que surgiu para expulsar o Maracatu Semente de Jurema/Educação Griô da Praça da Cantareira

Compartilhar:  com todos que ainda se preocupam com a humanidade

No que eu estou pensando: o diálogo dos jovens expressa a formação educacional e de comportamentos discriminatórios, autoritários, intolerantes, arrogantes, egoístas de pessoas que se acham no direito de tolhi a liberdade de expressão de uma cultura ancestral que vem sendo ao longo de anos e anos mantida através de comunidades de terreiro e de comunidades culturais tradicionais do nosso país... O diálogo abaixo retrata a mentalidade de jovens  da cidade de Niterói,  que frequentam um espaço público, a conhecida Praça da Cantareira, em São Domingos, um local de consumo de drogas lícitas e ilícitas, mas que também é local de tráfico de drogas, de prostituição infantil, de roubo, de agressão a jovens homossexuais, de assassinatos, de roubos e furtos, dentre outras mazelas da nossa sociedade. 

Atualizar informações: O Maracatu de Nação é uma música e um patrimônio vivo do legado de negro, de índio e de povos que vieram para nosso país... Nossa cultura híbrida, diversas, misturada, reinventada resiste em suas matizes afro e indígena e esse legado cuidamos com carinho, dignidade e exigimos respeito...

Registro de Atividades: O Semente de Jurema é legado da ancestralidade africana e indígena do nosso país... É um projeto social educativo através da música e da valorização da relação da comunidade (egbe) com a natureza. A música do maracatu não é  uma música que vai anestesiar e fazer todo mundo rebolar... é uma música de ancestral, de luta, de louvação, de religação, de mensageiros...





 Através da suas oficinas, vivências e aulas-espetáculo, muitas crianças da comunidade tiveram acesso a saber o que é o maracatu,  o que é cultura negra, o que é o comum da comunidade, o que é memória social, e cultural desse país.



Nas escolas em que fomos ao longo de quase três anos de trabalho pudemos ter a honra  de disseminar para crianças de escolas públicas do estado do RJ o que é o maracatu, o que é cultura negra, ... quem formam e são sos pretos e pretas que coloriram a alma do nosso povo... .




Denuncia abuso:

Cabe sempre perguntar por quê um abaixo assinado para expulsar o maracatu? Que barulho é esse que incomoda tanto?

Por que  esses jovens de classe média, alta  que querem “expulsar o maracatu porque acham chato”???? barulho chato!!!

Por que essas pessoas, cidadãos de uma cidade que está sendo destruída pela especulação imobiliária e pelo roubo das verbas públicas não se mobilizam por  outras causas???

Será ser roubado e discriminado é não é chato???

Por que os frequentadores da praça da Cantareira não se mobilizam para  outras coisas da nossa sociedade que são chatas: violência, roubo, estupor, assalto, tráfico de drogas, torturas, escravidão moderna, fome, miséria, destruição da natureza??? Tudo isso acontece na Praça da Cantareira também.  Será que isso fica invisível depois de uns goles de cerveja e  o pessoal da praça só tem olhos pro telão do futebol? Será  ninguém vê? Ninguém ouve? Ninguém sente?

Por que será que esse barulho incomoda tanto???




Compartilhando agora o diálogo do facebook:


"Esse maracatu é mto chato da cantareira! Credo!
Curtir ·
Luana Jericó e Joao Paulo Cavicchini Junger curtiram isso.
Saulo Guimarães Demais....avisa isso pra eles avisa!
28 de Junho às 16:04 via celular · Curtir
Veronica Morais Vouuuuuu .. vamos todoss! Maracatu chato pra kct! rrrs
28 de Junho às 17:11 · Curtir
Luana Jericó demais, demais...pra tudo tem hora e local.
28 de Junho às 17:43 · Curtir
...Cristiane Ferreira nem me fale...tem q ter um abaixo assinado para expulsar esse pessoal..rs
28 de Junho às 19:21 · Curtir
Veronica Morais VAmos, vou votar 10 vezes.
28 de Junho às 21:35 via celular · Curtir
Veronica Morais Kkkkko
28 de Junho às 21:35 via celular · Curtir"

É  por isso que a Educação Griô é um também uma militância estética por uma educação que contribua pra formar pessoas mais sensíveis, e que respeitem a diversidade cultural brasileira e o direito a liberdade de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário