PROJETOS



O projeto MUSEU-ESCOLA GRIÔ visa a elaboração de um projeto arquitetônico e político-pedagógico para a constituição de um espaço ecologicamente sustentável e especificamente desenhado para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, INSPIRADAS NA PEDAGOGIA GRIÔ E NO PRINCÍPIO DO ECO-MUSEU, com suas atividades sendo totalmente inseridas  no contato direto com a natureza e com a cultura popular brasileira  de matriz africana e indígena.






Atividades:
Captação de recursos para aquisição de terreno  para a construção da escola.


Projeto griô Aprendiz   
O projeto contempla a realização de experimentações, vivências e oficinas baseadas na pedagogia griô em  espaços de educação formal (escolas, centros de estudo, museus, etc.) e  espaços de educação não-formal (praças, cinemas, livrarias, ruas, etc.) Através destas vivências  estão sendo construídos materiais educativos/culturais para auxiliar educadores na implementação da Lei de Ensino de História da África e da Cultura Afro_Brasileira e na valorização dos saberes e fazeres pedagógicos dos griôs e mestres  de tradição oral brasileiros.

Projeto Resistências Sonoras -Música e Educação
O projeto  realiza vivências em música e educação,demarcando a sabedoria dos griôs africanos na sociedade brasileira.
Atividades: 
  • Vivências e oficinas:
  • Rodas de leitura  e Grupos de Estudos:
  • Vídeo-aulas  e documentário:
Resultados Esperados: 
  • Mapear e disseminar a importância da  música de mensagem de matriz africana e indígena,  sua história e sua importância na formação de valores, ações e pensamentos que contribuam    para a diminuição da discriminação étnico-racial;
  • Valorização dos griôs e mestres de tradição oral de matriz africana no Brasil
  • Festival de música e educação pela valorização da diversidade étnica e cultural.


Projeto griô na  Escola 
Projeto de ocupação  griô das escolas, através da realização de diversas atividades de experimentação e vivências dos saberes de matriz africana e indígena, embasados na pedagogia griô, desenvolvida pelo Ponto e Cultura Grãos de Luz e Griô - Lençois/Bahia.
O Projeto tem como principal eixo de aprendizado a música em conexão com a dança, mitologia africana e história da cultura afro-brasileira além de artesanato e cultura digital.
Todo o projeto é concebido de forma co-participativa com a escola parceira, que deverá destinar pelo menos um educador-parceiro para que planejar e acompanhar todo o desenvolvimento do projeto, favorecendo que este se integre de foma orgânica e  dialógica a proposta político-pedagógica da escola interessa no desenvolvimento do projeto.

Semente de Jurema (Grupo de Pesquisa, Estudo e Dissmeminação Musical)
Grupo de Pesquisa, arte e história de ritmos populares de Pernambuco, tais como Maracatu, Coco de roda, Afoxé e Ciranda. O objetivo do grupo é disseminar a cultura popular afro-brasileira, articulando musicalidade e intervenções políticas aliadas a educação ambiental, memória de povos tradicionais e ações educativas contra a discriminação étnico-cultural.

PARA SABER MAIS: http://grioaprendiz.wordpress.com/projetos/ ‎

Mais informações:
adriana.edugrio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário