segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aprendendo a ver televisão....





Mídia produz DISCRIMINAÇÃO CULTURAL, ÉTNICA E RELIGIOSA

Hoje, após ter recebido um telefonema desesperado de Priscila Faria, da cooperação internacional para a valorização da diversidade étnica e cultural do grupo EDUCAÇÃO GRIO, me dei conta de que a luta pelo direito à diversidade de credos, de opções sexuais, de opções políticas, de opções filosóficas, e por aí vai, segundo a nossa constituição federal, é ainda é uma luta grande, é árdua, é pesada, é uma luta séria, franca, de posicionamentos éticos contra o “jogo sujo”, sujo com as palavras, com a memória do nosso povo... É uma luta contra podres poderes que manipulam o discurso e sua  percepção, caro telespectador!

Priscila me dizia da entrevista com a ex-esposa do ex-presidente do Brasil, Fernando Collor, e  se inicia com Roseane louvando em uma igreja e mencionando:

- “VAI OLHAR, VER JESUS BRILHANDO EM VC”: E logo na sequencia a entrevistadora diz: -  “Hoje ela (Roseane)  se senta com a bíblia na mão para dar testemunhos”...

Quando a reportagem começa assim... ela está colocando NA SUA CABEÇA, NA SUA VISÃO DE MUNDO, uma perspectiva única de ver assunto: a ótica religiosa do entrevistado, portanto, a mídia está te roubando o direito de ter acesso a outras  perspectivas sobre o assunto que será abordado.

Prosseguindo com o programa, nos deparamos  com a informação de que a hoje,  pastora  Maria Cecília , na época  da gestão Collor, realizava o que  segundo Roseane, chama de magia negra.

Quando a reportagem diz que hoje uma pessoa é pastora, que ela ocupa um cargo hierárquico em uma igreja, e não diz o que ela foi antes, qual o cargo ocupava pra realizar magia negra, eles estão te fazendo de idiota e negligenciando uma informação que será atacada no decorrer da reportagem: a informação sobre o que é magia negra? 

 Prosseguindo, a entrevista mostra nas palavras da própria Maria Cecília, que a magia negra é um “trabalho (...) imundo, nojento (...)  para que se colocasse ali, na presidência da república,  aquele homem para administrar o Brasil”. Segundo Roseane, os rituais eram trabalhos em cemitérios, trabalhos muito fortes, (...) era matança mesmo de animais: _ “mata galinha, vaca, são animais que são sacrificados” e que “a cor branca do terno foi orientação de Cecília (a atual pastora)  para Collor se proteger dos inimigos”.

Quando a reportagem  arruma o discurso pra voce dessa forma, eles estão te emburrecendo, te fazendo acreditar que:
MAGIA NEGRA= TRABALHO IMUNDO; NOJENTO;
MAGIA NEGRA COLOCA POLÍTICOS INCOMPETENTES E CORRUPTOS NA GOVERNANÇA DO  PAÍS;
MAGIA NEGRA= A MATANÇA DE ANIMAIS
 MAGIA NAGRA= USAR ROUPAS DE COR BRANCA

quando eles fazem isso, eles estão te  fazendo esquecer que:
Você só sabe o que é magia negra a partir da ótica da entrevistada; e que políticos incompetentes e  sem ética se elegem através da compra da mídia, do mkt, e tudo que possa ser comprado, inclusive pessoas...  E essa compra é feita através do roubo do seu dinheiro, através das contas que voce paga, dos impostos que voce paga quando  consome produtos e serviços (roupas, alimentos, livros, água, etc)
A mídia despolitiza nossas escolhas e culpabiliza  o que chama de magia negra por termos políticos corruptos no governo...
A mídia te faz esquecer da matança cruel e insalubre das  mega-empresas alimentícias e de fast food, e de todo mal que se faz ao sistema agropecuário  e a sua saúde cotidianamente, que o frango que voce come é mais hormônio  de crescimento do que proteína animal... 


A entrevista continua ... Ainda segundo Roseane,  Collor “realizava o ritual de ficar isolado na própria casa da dinda, (...) ele ficou durante 3 dias isolado mesmo, como se  fosse uma consagração (...) dormindo numa esteira (...) ficando vestido com roupa branca” ... Isso foi feito para que o mal voltasse aos inimigos de Collor”... Esses rituais deram origem ao ritual da maldição de Collor, Roseane e Cecília escaparam da maldição porque encontraram Jesus.

Quando  os editores do programa fazem isso, eles estão te dizendo uma só coisa: voce não tem direito  ao saber amplo, aprenda só o que te ensino.. Te aprisionam, te limitam...Seja escravo desse quadrado que está na sua frente!  A TV está dizendo que :
FICAR EM ISOLAMENTO POR 3 DIAS = MALDIÇÃO
CONSAGRAÇÃO = MALDIÇÃO
DORMIR NA ESTEIRA = MALDIÇÃO
VESTIR ROUPA BRANCA = MALDIÇÃO
JESUS=  SALVAÇÃO, É O BEM
MAGIA NEGRA = É O MAL, PRODUZ MORTE


Então, qual a religião que voce conhece que as pessoas usam roupas brancas, deitam na esteira, fazem recolhimento espiritual???
Você ganhou 10 pontos se falou sobre religiões de  matriz africana e indígena, tipo Um banda, candomblé, dentre outras.
Você aprendeu o que eles queriam.... E voce também entendeu que essas religiões são magia negra, sem nem mesmo a reportagem saber dizer o que é magia negra?
E voce entendeu que a mídia, a Rede Globo e Roseane não tem nada a ver com a  vitória das eleições de Collor;
Que a culpa é da magia negra por um político que  é exemplo de falta de caráter, de compromisso com as políticas públicas, com o povo, com a constituição  federal, com o ato de fazer política para o  bem comum, o bem da sociedade....
Voce aprendeu a ver televisão! Você aprendeu a não ter memória...

Aprendeu a esquecer que a própria Rede Globo de televisão manipulou o debate eleitoral, propiciando a vitória de Collor, porque sempre foi uma empresa vendida ao capital e sem ética!


Eu, que sou zeladora de ritual de religião de matriz africana e indígena, me sinto totalmente desrespeitada, pela Rede Globo enquanto uma empresa que se propõem a fazer jornalismo, a falar de educação, diversidade religiosa em sua programação.
Eu que eu faço parte de uma comunidade  de terreiro tradicional em nome dos meus ancestrais negros, africanos, me sinto no direito de exigir uma retratação desse canal de TV sobre a manipulação social, reforçando estigmas e preconceitos com a cultura negra em nosso país.

Exigimos um direito de resposta, porque as pessoas, as crianças, os velhos e os novos, precisam saber que deitar numa esteira não é um ritual macabro como descrito na entrevista... É um ritual de amor à cultura negra, de cuidado com outro, de reflexão!
Que se recolher três dias pra se cuidar espiritualmente, não faz com que inimigos morram, que políticos mentirosos e hipócritas ganhem eleições.... As eleições se ganham com a manipulação da sua vida; da sua mente e  às custas de muito dinheiro que é roubado de você, caro  telespectador!


Acho que seria bom que a TV começasse a explicar, educativamente, o que é magia negra? O que é Jesus? O que se fez ao longo de anos e anos em nome de Jesus, no mundo e no nosso país, com os negros e índios que aqui foram escravizados... Assim,  as pessoas começariam a  pensar como políticos desse tipo ganham as eleições num país como o nosso!



Adriana de Holanda é gestora de projetos e ensino em saúde pública pela FIOCRUZ, aprendiz griô do Ministério da Cultura, Juremeira e candomblecista, gestora do grupo EDUCAÇÃO GRIÔ/Semente de Jurema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário