QUEM SOMOS


A Rede Educação Griô  é uma rede independente e coletiva  de artistas-educadores que  atuam  através de ações sistemáticas em educação e cultura.

O foco dos projetos é contribuir para a valorização da diversidade étnica e cultural dos povos de comunidades tradicionais afro-brasileiras.

A sistemática de ações em formato de projetos pretende contribuir para:
  • Fortalecimento, disseminação e proteção dos saberes, fazeres e  continuidade da existência das comunidades tradicionais afro-brasileiras;
  • Valorização  dos mestres, griôs e griôs aprendizes das comunidades de tradição oral afro-brasileiras;
  • Disseminação dos princípios da pedagogia griô desenvolvida  pela educadora Lilian Pacheco do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, Lençois-Bahia/Brasil;
  • Ampliação do acesso aos bens culturais e educacionais através do reconhecimento dos territórios  de culturas  de tradição oral  como espaços pedagógicos;
Os projetos da Rede Educação Griô apontam para a construção de uma outra  prática pedagógica, na qual as comunidades tradicionais afro-brasileiras possam ser inseridas como processo de aprendizado na educação formal dos estudantes e educadores brasileiros.

GRIÔ é uma palavra abrasileirada pelo ponto de cultura Grãos de Luz e Griô, de Lençóis, Bahia. Vem de griot, da língua francesa, que traduz a palavra Dieli (Jéli ou Djeli), que significa o sangue que circula, na língua bamanan habitante do território do antigo império Mali que hoje está dividido entre varios países do noroeste da África. Na tradição oral do noroeste da ÁFRICA, o griô é um(a) caminhante, cantador(a), poeta, contador(a) de histórias, genealogista, artista, comunicador(a) tradicional, mediador(a) político(a) da comunidade. Ele(a) é o sangue que circula os saberes e histórias, mitos, lutas e glórias de seu povo, dando vida à rede de transmissão oral de sua região e país.

fonte: http://www.acaogrio.org.br/BKP/index.php?pg=pagina&areasite_id=000008




Sejam bem vindos à beleza do aprendizado na vivência da arte, do cotidiano e da memória!

Adriana de Holanda Griô Aprendiz - Rede de Tradição Oral/Juremeira





contato: adriana.edugrio@gmail.com
Mediadora da Rede Educação Griô / Griô Aprendiz - Ministério da Cultura
Pesquisadora em cultura Afro-brasileira e Produção de Subjetividade (UFF) e da Rede Saúde e Cultura (convênio UFF-FIOCRUZ)






Nenhum comentário:

Postar um comentário