A partir dos encontros, oficinas e e grupos de estudos do projeto Música e Educação Griô _ Resistências Sonoras, foram realizadas vivências com educadores, estudantes, músicos e produtores musicais; e foram levantadas temáticas, questões, problemas,busca de soluções para que a cultura afro-brasileira possa de fato ocupar seu espaço pedagógico nas práticas educacionais formais e não formais.
A partir da vivência do diálogo,da escuta comunitária estamos buscando constituir práticas pedagógicas de valorização dos mestes e griôs de tradição oral/saber ancestral, mas também de espaços de formação de educadores comprometidos com o ensino da cultura afro-brasileira e da importância da valorização dos saberes culturais e dos zeladores dessas saberes em nossa sociedade.
Para isso, iniciamos de forma virtual, esse espaço dialógico. e nossa primeira conversa será sobre: livros, filmes e músicas.
Estamos organizando a biblioteca comunitária griô que será um espaço de ações de estudos, formação e criação de estratégias coletivas de resistência cultural através da proposição de práticas de educação e cultura ancoradas nos saberes dos povos tradicionais africanos e indígenas.
Pedimos sua coloração indicando títulos de filmes, vídeos e músicas de matriz afro-brasileira destinada ao publico infanto-juvenil.
Sua indicação vai compor uma lista coletiva de títulos para os quais buscaremos doações para compor o acervo da biblioteca comunitária griô, com sede em fixa em Magé-RJ, onde será construído o Museu-Escola Griô e com polos itinerantes nas escolas públicas de Niterói.
Em breve novas temáticas e ações serão divulgadas neste blog.
Algumas participantes do "Projeto Resistências Sonoras - Música e Educação Griô":
Rapper Gaspar Záfrica Brasil- SP e o percussionista Kaike de Holanda - RJ
Mc Ralph- SP, Educadora Doris - Baixada Fluminense - RJ
Ator Rodrigo Para-AM, Joás Santos-PE e Produtor Musical Bid - SP
Professor Abrahão Santos - UFF
Mais informações:
adriana.edugrio@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário