quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Organização do Fórum de Cultura E EDUCAÇÃO ÉTNICO-Racial

A equipe da Rede Educação Griô/Semente de Jurema convida a todos e todas a constituírem  o Fórum de Cultura e Educação Étnico-Racial de Niterói.

A partir  dos encontros, oficinas e  e grupos de estudos  do projeto Música e Educação Griô _ Resistências Sonoras, foram realizadas vivências com educadores, estudantes, músicos e produtores musicais; e  foram levantadas temáticas, questões, problemas,busca de soluções para que a cultura afro-brasileira possa de fato ocupar seu espaço pedagógico nas práticas educacionais formais e não formais.
                             


A partir da vivência do diálogo,da escuta comunitária estamos buscando constituir  práticas pedagógicas de valorização dos mestes e griôs de tradição oral/saber ancestral, mas também de espaços de formação de educadores comprometidos com o ensino da cultura afro-brasileira e da importância da valorização dos saberes culturais e dos zeladores dessas saberes em nossa sociedade.

Para isso, iniciamos de forma virtual,  esse espaço dialógico. e nossa primeira conversa será sobre: livros, filmes e músicas.
Estamos organizando a biblioteca comunitária griô   que será um espaço de  ações de estudos, formação e criação de estratégias coletivas de resistência cultural através da proposição de  práticas de educação e cultura ancoradas nos saberes dos povos tradicionais africanos e indígenas.

                                         
Pedimos sua coloração indicando títulos de filmes, vídeos e músicas de matriz afro-brasileira  destinada ao publico infanto-juvenil.

Sua indicação vai compor uma lista coletiva de títulos para os quais buscaremos doações para compor o acervo da biblioteca comunitária griô, com sede em fixa em Magé-RJ, onde será construído o Museu-Escola Griô e com polos itinerantes nas escolas públicas de Niterói.
Em breve novas temáticas e ações serão divulgadas neste blog.

Algumas participantes do "Projeto Resistências Sonoras - Música e Educação Griô":

Rapper Gaspar Záfrica Brasil- SP  e o percussionista Kaike de Holanda - RJ


Mc Ralph- SP, Educadora Doris - Baixada Fluminense - RJ


Ator Rodrigo Para-AM, Joás Santos-PE e Produtor Musical Bid - SP


               Professor Abrahão Santos - UFF
Mais informações:
adriana.edugrio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário