Em Outubro, a griô aprendiz Adriana de Holanda, mediou a oficina Histórias EnCantadas do Mar.
Através da tradição Oral dos Griôs, a oficina realizou a vivência da importância do princípio de vida e saúde presente na água, a relação entre mares e rios, e a floresta.
Foi um momento vivência de encantamento em que a mitologia africana e indígena foi compartilhada junto as estudantes e educadores. Todos n[os aprendemos com a sabedoria da música e das folhas, que há uma enorme sabedoria nas tradições de povos antigos e que precisamos conhecer.
Sem folha não há força vital, não há vida,! Sem mar não tem rio, sem chuva, não tem água, sem as folhas, não há vida.. e um rio sempre flui... e nunca anda pra trás.. São sabedorias de 15.000 anos e nossa missão é relembrar, reativar a memória ancestral que nos ensina os princípios da vida..
Aprendemos a escutar o mar, as folhas, os sons encantados das Kailmbas, dos tambores falantes africano tocados pelo nosso barqueiro musical Joás Santos.
Espaço de diálogo e de trocas de experiência sobre o saber das folhas, da terra e da importância da cultura dos povos tradicionais para a saúde de todos os povos e da continuidade dos fazeres culturais.
Gratidão a professora Rosa e seus alunos, que aprenderam a respeitar as folhas, as águas e a terra.. Gratidão as sementeiras Priscila e Mariana pelo apoio.. Meu mais profundo respeito a Kaike de Holanda e Joás Santos que ecoam em seus corpos a musicalidade de nossos ancestrais afro-indígenas
Iemanjá e Oxum, princípios africanos das águas que nos dão vida e moram em nós!
Saudações aos sambaquis de Itaipu e aos povos indígenas e africanos que falaram através da nossa chuva colorida na ciranda de histórias, de afetos e de saberes ancestrais..
Adriana de Holanda
Griô Aprendiz - Juremeira
Contato sobre projeto griô na escola: adriana.edugrio@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário