adriana@gingas.org.br
Através das oficinas do Ponto de Cultura “Casa da Cultura Afro-Brasileira” e das vivências da Ação Griô do GINGAS, estudantes de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro puderam ter acesso e compartilhar dos saberes da cultura afro-brasileira.
Adriana de Holanda (Griô Aprendiz do MinC) e David Bassous (Griô MinC) foram responsáveis pela mediação das atividades no curso de extensão “A África e Suas Várias Vozes no Currículo Escolar”do Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade Étnico Racial (NEED) da Faculdade da Prefeitura de Macaé – RJ, curso que é coordenado pela profa. Cristina Marques.
As atividades envolveram a história da capoeira, vivências e cortejo griô com ciranda, coco e maracatu, que foram intermediadas também pelo percussionista Pernambuco Joas Santos. Também foi realizada uma aula expositiva dos princípios e diretrizes da “pedagogia griô”, desenvolvida pelo Ponto de Cultura ONG Grãos de Luz e Griô, que formaram a Rede de Tradição Oral do Ministério da Cultura.
As oficinas de percussão, capoeira e mitologias afro-brasileiras também foram realizadas na Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Arte e Comunicação Social, em ação cultural comemorativa do Curso de Produção Cultural.
Estas atividades consolidam e reforçam a importância dos saberes e fazeres da cultura afro-brasileira e abriram caminhos para a efetivação do Programa ESCOLA DE CULTURA da ONG GINGAS, que é fruto do trabalho da Coordenação de Pesquisa em Educação e Cultura da instituição.
Confira o Calendário de Oficinas e Eventos do Ponto de Cultura Casa da Cultura Afro-Brasileira/ GINGAS.
Maiores informações, escreva para: contato@gingas.org.br
Acesse: http://www.gingas.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário