Esse vídeo produzida pela equipe do “Grãos de Luz e Griô” de Lençóis – Bahia é uma inspiração para nosso encontro do dia 05 de maio, nas Rodas de Leitura Afro-Brasileiras do Ponto de Cultura GINGAS.
No dia 05 de maio de 2001, os griôs do GINGAS, Mestre Bujão e Mãe Fia, fazem vivência e leituras sobre a “pedagogia griô” articulando com a tradição oral da Mestra Griô do GINGAS, Mãe Dada de Oxalá de Pernambuco.
A indicação de leitura para a próxima Roda de Leitura Afro-brasileira do Pontod e Cultura GINGAS é: PACHECO, Líllian. Pedagogia griô: a reinvenção da roda da vida. Lençóis, Grãos de Luz e Griô, 2006.
Neste Trabalho é apresentada a pedagogia griô, criada por Líllian Pacheco,que tem como referenciais teóricos e metodológicos a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; e é inspirada na pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral, principalmente de raízes afro-indígenas.
PACHECO, Líllian. Pedagogia griô: a reinvenção da roda da vida. Lençóis, Grãos de Luz e Griô, 2006.
O encontro começa às 17:30h, na Rua Passo da Pátria 30 casa 03 em São Domingos – Niterói – Rio de Janeiro.
Participe..
Mais informações sobre as Rodas de Leitura, escreva para:
contato@gingas.org.br
visite:
www.gingas.org.br
www.graosdeluzegrio.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário