Rede Independente de Valorização dos Saberes Africanos e Indígenas (REINVASÃO AFRICANA E INDÍGENA)
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Educação Infantil e Pedagogia Griô
Apesar do segmento da educação intantil não ser mencionado na lei que obrigada o ensino da história da cultura afro-brasileria nos espaços educacionais, há uma enorme importância em serem inseridos conteúdos ligados a cultura popular brasileira e notadamente as expressões da cultura afro-brasileira para crianças de 2 a 6 anos de idade,
A Pedagogia Griô desenvolvida e concebida por Lilian Pacheco e Márcio Caires do Ponto de Cultura "Grãos de Luz e Griô" nos fornecem inspirações e caminhos que contribuem para a construção de referenciais que auxiliem com a construção de uma sociedade que não seja conivente com a intoelrância religiosa e que valorize a diversidade cultural brasileira como espaço primordial de diálogo com os saberes formais da educação e os mestres da sabedoria de tradição oral.
O Vídeo produzido pela ONG GINGAS, um Ponto de Cultura do MinC retrata imagens provocadoras sobre a importância do seu projeto griô. a força da ludicidade na educação através da cultura afro-brasileira, seus saberes e fazeres.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUERIDA, QUE TRABALHO LINDO!!!!!!!!ESTOU MUITO FELIZ E EMOCIONADA!QUANDO MARIA FICAR MAIORZINHA VAI FAZER CAPOEIRA SIM!PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE SEUS PROJETOS.
ResponderExcluirBEIJOS
NANDA